terça-feira, 18 de junho de 2013

1 - Introdução

2 - Metodologia

3 - Análise de Dados

4 - Referencial Teórico

5 - Conclusão

6 - Bibliografia

7 - Curiosidades

Imagens e Curiosidades

Ranking dos estados brasileiros que mais bebem:

Em 2012 a AmBev foi o 4° maior anunciante do brasil:

·         SOMOGGI, L. Empresa do século 21: Saiba quais as armas para quem quiser sobreviver no mundo dos negócios no novo milênio. IstoÉ Dinheiro,Negócios, edição 159, 08, Set 2000. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/15572_EMPRESAS+DO+SECULO+21. > Acesso em: 18 mar. 2013.
·         FERREIRA, R. G. O Segredo da AmBev: Conheça a receita da cervejaria brasileira que se tornou a empresa privada mais valiosa do país e também a mais lucrativa do setor no mundo. IstoÉ Dinheiro, Negócios, edição 773, 27, Jul 2012. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/negocios/91253_O+SEGREDO+DA+AMBEV. > Acesso em: 18 mar. 2013
·         AmBev. Suas marcas. Disponível em: < http://www.ambev.com.br/pt-br/nossas-marcas/todas-as-marcas> Acesso em: 21 mar. 2013
·         AmBev. Instituição. Disponível em: <http://www.ambev.com.br/pt-br/a-ambev/institucional/historico> Acesso em: 21 mar. 2013
·         SCHUMPETER, Joseph Alois. A Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, credito, juro e o ciclo econômico. 3. Ed. São Paulo: Abril Cultural, 1982
·         __________. Capitalismo, sociedade e democracia. São Paulo: Abril Cultural, 1988.
·         CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento estratégico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
·         PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para analise de indústrias e da concorrência. 2. Ed. Rio de Janeiro.
·         TUSHMAN, Michael; NADLER, David. Organizing for Innovation. Califórnia Management Review, v. XXVIII, n 3, Spring, 1986.


·         Estrutura de mercado. Cola da Web. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/economia/estruturas-de-mercado. > Acesso em: 01 mai. 2013.

·         GOMES, Francisco Rodrigues. Difusão de inovação, estratégia e inovação. O modelo D.E.I para executivos. Ed. E-Papers Serviços Editoriais Ltda. 2007.
Segundo Lakatos (2001) “A Metodologia Científica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemáticos e racionais, base da formação tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, além da prática, no mundo das idéias”.







As informações/dados deste trabalho foram feitas através de analise documental, nas quais coletamos dados de livros e sites. E foi realizado uma entrevista que teve como roteiro perguntas relacionadas a inovações, estratégias e planos de marketing da empresa, o entrevistado foi Leandro Augusto (Bacharelado em Marketing Estratégico, pela Faculdade Fumec), diretor de marketing de empresa AmBev.
A Companhia de bebidas das Américas AMBEV nasceu em 1999, quando as centenárias CERVEJARIAS BRAHMA E ANTARCTICA anunciaram a decisão de juntar esforços. 
 O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da AMBEV como na concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

A AMBEV tem como negocio principais as bebidas alcoólicas, mas também investe em produtos como refrigerantes e entre outros.
 Suas marcas mais consagradas no ramo de cervejaria são: ANTARCTICA, BOEHMIA, BRAHMA, SKOL, BUDWEISER, STELLA ARTOIS. E no ramo de refrigerantes tem como marcas principais: TÔNICA ANTARCTICA, GUARANA, ANTARCTICA, H2OH, PEPSI. A AMBEV  também aposta em outros produtos como o energético FUSION.e o seu isotônico  GATORADE.


Informações relevantes à empresa é que atualmente e a maior empresa da América latina com valor de mercado em aproximadamente 120,1 bilhões de dólares, a frente da ecopetrol e Petrobrás, a AMBEV e uma das empresas que mais respondem a processos trabalhistas, segundo o Ministério Publico do Trabalho. O seu sucesso no ramo faz com que outras empresas admirem e almejem a entrada nesse cometimento.

 A AMBEV faz parte de uma estrutura oligopolista, pois ela e uma única empresa que domina um setor com muitas empresas. Ela por ser uma empresa dominante no seu ramo de mercado tem o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços. O Oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço e determinado apenas pela oferta, enquanto que na teoria marginalista, o preço e determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado.


A inovação para Schumpeter (1988) aborda como introdução de novos produtos, que transformam o ambiente competitivo. E para Tushman e Nadler (1986), inovação é a criação de algum produto, serviço ou processo que é novo para a unidade de negocio. Tushman e Nadler distinguem dois tipos de inovação: um. Inovação de produto é dois. Inovação de processo. O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisa de ideias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias ideias mesmo com recursos limitados.
“Na realidade capitalista... não é a competição
que conta, mas sim a competição do artigo novo,
da nova tecnologia, da nova fonte de fornecimento,
do novo tipo de organização... competição por um
custo decisivo ou uma vantagem de qualidade que
não diminua as margens de lucro e a produção
das empresas” (Schumpeter, 1988).




Toda empresa nos dias de hoje precisam ter estratégias. Segundo Ansoff e McDonnell (1993) a partir da década de 1950, devido à descontinuidade ambiental, o conceito deste passa a fazer parte do vocabulário das empresas.
A estratégia de inovação determina em que medida e de que forma
uma empresa a utiliza para executar a sua estratégia de negócios e melhorar o seu desempenho, exigindo recursos e talentos, avaliação da sua execução e desempenho e seu enquadramento no âmbito da missão, valores e objetivos estratégicos da empresa.
Hoje as organizações fazem parte de um grupo de mercado que a caracteriza como conceito o mercado é o ambiente social ou virtual propicio às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais. Os grupos de mercado mais marcantes são: Competição perfeita que é onde consumidor e produtor encontram-se em total equilíbrio, ambos tendo a necessária informação de como, quanto e por quanto devem consumir determinado bem. Monopólio em linhas gerais é a ausência de concorrentes de determinado setor da economia, resultando na existência de apenas um fornecedor, constituindo assim uma forma extrema de concorrência imperfeita e Oligopolio que são poucos os fornecedores, cada um detendo uma grande parcela do mercado, e sendo sensíveis a mudanças de preço no mercado, representando uma estrutura de mercado de concorrência perfeita.
 Por fim, percebe-se que a inovação no mercado atual é de grande importância, pelo fato de manter as organizações em constante evolução e sempre fazendo criações para se manterem presentes no mercado competidor.




Podemos perceber que a AMBEV investe constantemente em inovações, inspirada pelas tendências detectadas em pequenas de mercado ,que tem como objetivo ouvir a população para saber as opiniões sobre atualidade da AMBEV e a analise sobre seus novos produtos em desenvolvimento.Com esses dados levantados , na AMBEV consegue aumentar a quantidade e a diversidade de produtos do mercado nacional e entregar ao consumidor novidades e qualidade.
Ao decorrer das pesquisas foi identificado as estratégias de inovação adotadas pela AMBEV, que e apostar em novas criações de embalagens diferenciadas e novas táticas para se aproximar do consumidor, onde suas principais estratégias inovadoras são investir em tecnologia de gestão e busca constante por inovação, para se transformar em uma líder do setor com vantagens competitivas.
Podemos ver como resultado dessas estratégias de inovação junto ao mercado consumidor, o mapeamento de lançamentos, continuamente de tempos em tempos por produtos novos, conquistando cada dia uma maior fatia do mercado predominante.
As empresas do século 21, são aquelas que se adaptam com facilidade às tecnologias e mudanças do dia a dia do mercado econômico. Para isso, devem apresentar características tais como velocidade, flexibilidade, inovação e valorização à responsabilidade social, à ética e a diversidade cultural, dentro e fora do trabalho, diz Irineu Gianesi em entrevista a L Somoggi à Revista IstoÉ (2012).
No mercado mundial de bebidas, a inovação é uma grande preocupação. Ela diz respeito ao processo que inclui as atividades técnicas, concessão, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhoras) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos.
A AmBev, maior empresa brasileira de bebidas, investe constantemente em inovação, para aumentar a diversidade de produtos do mercado nacional e entregar ao consumidor opções de embalagens e líquidos alinhados aos seus valores, expectativas e hábitos de consumo, por isso a importância de estudar a empresa, tendo como foco no seguinte problema de pesquisa:
Como as estratégias de inovação adotadas pela empresa fazem com que ela se mantenha na liderança do mercado brasileiro?
Objetivos
Objetivo geral:
Analisar como as estratégias de inovação adotadas pela empresa contribuem para que ela se mantenha como líder no mercado.
Objetivos específicos:

- Identificar as estratégias de inovação adotadas pela AmBev;
- Descrever as principais estratégias inovadoras utilizadas pela empresa;
- Verificar os resultados dessas estratégias de inovação no mercado consumidor.